Curso de Latim Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

NOTAE TIRONIANAE

3 participantes

Ir para baixo

NOTAE TIRONIANAE Empty NOTAE TIRONIANAE

Mensagem por Waldir Cury Qua maio 06, 2015 3:47 pm

NOTAE TIRONIANAE = “Notas Tironianas”, ou “Abreviações Tironianas”, a taquigrafia dos romanos. 

 Como sou taquígrafo, professor de taquigrafia e pesquisador da taquigrafia, gostaria de colocar aqui dois vídeos que fiz sobre a História da Taquigrafia, que, diga-se de passagem, está muito relacionada com o latim.

Muitos discursos, pronunciamentos e obras importantes em latim chegaram a nós graças ao extraordinário trabalho exercido pelos taquígrafos romanos, que se utilizavam das “Notas Tironianas”, forma de escrita abreviada e muito rápida, criada pelo secretário de Cícero. 

Após a queda do Império Romano, e a consequente decadência das Notas Tironianas, a Igreja continuou preservando, usando e ampliando as Notas, criando sinais taquigráficos especiais para a nova terminologia cristã que ia surgindo.

Santo Agostinho, por exemplo, tinha uma equipe de 16 taquígrafos, que chegavam a disputar entre si para registrar, por meio das Notas Tironianas, os sermões e as falas de Santo Agostinho.

A Vulgata foi traduzida para o latim da seguinte maneira: um rabino lia uma frase em hebraico e São Jerônimo traduzia para o latim.  Um taquígrafo, perito nas Notas Tironianas, ia taquigrafando a tradução em latim.

Aí vão, então, os dois vídeos, frutos das minhas pesquisas, com fatos interessantíssimos, que mostrarão a histórica inter-relação entre a taquigrafia e o latim:



Da escrita fenícia até as "Notas Tironianas", a taquigrafia dos romanos, o primeiro sistema organizado de taquigrafia.

https://www.youtube.com/watch?v=8vkF0NBgHfc

 

A importância do Cristianismo na utilização e na preservação das Notas Tironianas. O Cristianismo encontrou, na taquigrafia, um instrumento valioso para a sua atividade e para a propagação da nova fé.

https://www.youtube.com/watch?v=O0P4CYbbKCY
Waldir Cury
Waldir Cury

Número de Mensagens : 139
Idade : 79
Nacionalidade : Brasileira
Data de inscrição : 22/04/2015

http://www.taquigrafiaemfoco.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

NOTAE TIRONIANAE Empty Re: NOTAE TIRONIANAE

Mensagem por Rafael Falcón Qua maio 06, 2015 9:41 pm

Interessantíssimo. Obrigado!
Rafael Falcón
Rafael Falcón
Admin

Número de Mensagens : 411
Data de inscrição : 18/01/2009

http://www.rafaelfalcon.net

Ir para o topo Ir para baixo

NOTAE TIRONIANAE Empty Interesse e motivação para estudar taquigrafia

Mensagem por Rafaela Sáb Dez 14, 2019 5:15 pm

Notei que nos últimos anos, especificamente de 2014 até a data de hoje, se disseminou por vários espaços uma possibilidade de ter acesso a taquigrafia de registros civis e religiosos de pessoas. Após localizar o meu livro de registro eu gostaria de estudar tanto a taquigrafia quanto o latim. Eu não estou contente em saber que outras pessoas má intencionadas já se anteciparam e cometeram infrações a registros históricos de outras pessoas e famílias para uso indevido e fraldes diversas.
Rafaela
Rafaela

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/12/2019

Ir para o topo Ir para baixo

NOTAE TIRONIANAE Empty Interesse e motivação para estudar taquigrafia

Mensagem por Rafaela Sáb Dez 14, 2019 5:19 pm

Notei que nos últimos anos, especificamente de 2014 até a data de hoje, se disseminou por vários espaços uma possibilidade de ter acesso a taquigrafia de registros civis e religiosos de pessoas. Após localizar o meu livro de registro eu gostaria de estudar tanto a taquigrafia quanto o latim.

Eu não estou contente em saber que outras pessoas má intencionadas já se anteciparam e cometeram infrações a registros históricos de outras pessoas e famílias para uso indevido e fraudes diversas, como é o meu caso.

Aqui não seria o lugar ideal para expor minha indignação ao ver tudo isto todo esse tempo. E fico muito feliz em saber que os meus livros estão em Londres, Modena e em outros países. Fico muito feliz em ter registros pelo mundo.
Rafaela
Rafaela

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/12/2019

Ir para o topo Ir para baixo

NOTAE TIRONIANAE Empty Re: NOTAE TIRONIANAE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos