Curso de Latim Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

NOTAE TIRONIANAE

3 participantes

Ir para baixo

NOTAE TIRONIANAE Empty NOTAE TIRONIANAE

Mensagem por Waldir Cury Qua maio 06, 2015 3:47 pm

NOTAE TIRONIANAE = “Notas Tironianas”, ou “Abreviações Tironianas”, a taquigrafia dos romanos. 

 Como sou taquígrafo, professor de taquigrafia e pesquisador da taquigrafia, gostaria de colocar aqui dois vídeos que fiz sobre a História da Taquigrafia, que, diga-se de passagem, está muito relacionada com o latim.

Muitos discursos, pronunciamentos e obras importantes em latim chegaram a nós graças ao extraordinário trabalho exercido pelos taquígrafos romanos, que se utilizavam das “Notas Tironianas”, forma de escrita abreviada e muito rápida, criada pelo secretário de Cícero. 

Após a queda do Império Romano, e a consequente decadência das Notas Tironianas, a Igreja continuou preservando, usando e ampliando as Notas, criando sinais taquigráficos especiais para a nova terminologia cristã que ia surgindo.

Santo Agostinho, por exemplo, tinha uma equipe de 16 taquígrafos, que chegavam a disputar entre si para registrar, por meio das Notas Tironianas, os sermões e as falas de Santo Agostinho.

A Vulgata foi traduzida para o latim da seguinte maneira: um rabino lia uma frase em hebraico e São Jerônimo traduzia para o latim.  Um taquígrafo, perito nas Notas Tironianas, ia taquigrafando a tradução em latim.

Aí vão, então, os dois vídeos, frutos das minhas pesquisas, com fatos interessantíssimos, que mostrarão a histórica inter-relação entre a taquigrafia e o latim:



Da escrita fenícia até as "Notas Tironianas", a taquigrafia dos romanos, o primeiro sistema organizado de taquigrafia.

https://www.youtube.com/watch?v=8vkF0NBgHfc