Apresentações e impressões da primeira aula

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir em baixo

Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por albert.ss em Ter Jul 18, 2017 8:48 pm

Bem vindo, Ismael! Desejo-lhe boas aulas.
albert.ss

Número de Mensagens : 5

Mensagem por RafaelMatias em Dom Jul 30, 2017 7:46 pm

Sou Engenheiro Eletricista e não entendo nada de Latim, está sendo um desafio grande me deparar com o enorme tamanho da minha ignorância.

RafaelMatias

Número de Mensagens : 1

Mensagem por albert.ss em Seg Jul 31, 2017 12:04 pm

RafaelMatias escreveu:Sou Engenheiro Eletricista e não entendo nada de Latim, está sendo um desafio grande me deparar com o enorme tamanho da minha ignorância.
Bons estudos!
albert.ss

Número de Mensagens : 5

Mensagem por Paulo Alves em Seg Set 04, 2017 7:57 pm

Olá a todos!
Sou de São Paulo, capital e conheci o trabalho do Falcón através de indicações do Professor Olavo. Passei então a acompanhar alguns hangouts e por fim resolvi assinar o curso de latim.
Já havia estudado latim pelo livro do Napoleão Mendes de Almeida, mas tenho muita dificuldade em ler os textos originais. Assisti às primeiras aulas, que me deram "insights" interessantíssimos sobre o que pode ter eventualmente ocorrido de errado comigo.
Espero aprender muito aqui. Obrigado a todos!

Paulo Alves

Número de Mensagens : 7

apresentação

Mensagem por Mayco Sampaio em Sab Dez 09, 2017 8:18 am

Bom dia a todos!

Sou do Rio de Janeiro, e conheci o professor e o curso pela internet e por amigos.
Meu interesse no curso é a necessidade de aprender o latim para melhorar meu português, muito deficiente. Tenho a vontade de
estudar as artes liberais e pelo que vi o começo seria a gramática.

É um prazer conhecê-los e desejo êxito a todos. Abraço!

Mayco Sampaio

Número de Mensagens : 12

R:

Mensagem por igorvmf em Qui Dez 14, 2017 3:24 pm

Aceitei o desafio de tentar traduzir sem olhar o dicionário e o vocabulário e me surpreendi! Fiquei em êxtase quando descobri que eu consegui traduzir bastante coisa mesmo sem consulta. Na hora foi como se eu tivesse brincando de pensar e como eu sempre gostei de joguinho deste tipo, foi como uma brincadeira! Lógico que eu não conseguiria fazer isso sem ter orado antes de estudar e sem as dicas sobre prestar atenção no verbo e no radical.

OBS1: Estou estudando latim para melhorar meu português podre e para desenvolver meu raciocínio lógico.

Um grande abraço à todos!

igorvmf

Número de Mensagens : 4

Convencido por vários grandes professores

Mensagem por CristianoSan em Qui Maio 10, 2018 8:05 am

Saudações cordiais.

Após começar o COF, cheguei a começar a leitura da gramática latina indicada pelo Olavo. Confesso que não fui longe. Foi como diz o ditado, "fogo de palha". Em pouco tempo perdi o ânimo porém.

Até hoje preciso controlar a afobação de aprender um vasto conteúdo em pouco tempo. Como no soneto de Camões "Tanto de meu estado me acho incerto" - o mundo todo abarco e nada aperto... 

Porém, ouvindo um time de professores mostrando as vantagens do aprendizado do latim, acabei motivado a retomar. O saudoso Pierluigi Piazzi mostrou a forma correta de estudar; o Gugu, filho do Olavo, a economia de tempo precioso com o aprendizado da língua; o próprio Falcon, é claro, mostrando o quanto ajuda o latim no entendimento da língua portuguesa e finalmente, William Bottazzini no Centro Dom Bosco, numa aula de 30 minutos no Youtube explicando porque o Latim é fundamental para a vida intelectual.
CristianoSan

Número de Mensagens : 15
Nacionalidade : Brasileiro

http://cristianosan.blogspot.com.br

Mensagem por Walker Jorge em Ter Jul 24, 2018 10:09 am

Olá a todos!
Sou graduado em Ciência da Computação e meu interesse pelo latim foi alimentado através de indicações de várias personalidades já citadas anteriormente pelos colegas: Prof. Olavo de Carvalho, Gugu, Padre Paulo Ricardo, Prof. Pier, William Bottazzini e o próprio Rafael Falcón. Acho difícil alguém, que reconhecendo em si mesmo as falhas na educação que recebeu e tomando conhecimento de todos os benefícios que o estudo do latim oferece: desenvolvimento do intelecto, facilitação no aprendizado de outras línguas, acesso à uma tradição cultural que formou grandes homens e aos valores morais e espirituais que estes nos legaram, não se sinta mobilizado a iniciar-se nesses estudos... Não menos importante é a necessidade que nós pais temos de passar algo de valor aos nossos filhos, porém, como só podemos dispor daquilo que possuímos, devemos antes nos educar.
Achei maravilhosa a primeira aula, e acompanhei com empolgação a primeira leitura que o professor Rafael realizou. Agora... no hora de resolver o primeiro exercício... o latim começa a revelar o seu nível de exigência! Mas não poderia ser diferente, como dizem: no pain, no gain! Confio na didática do professor, e sigo com fé que em breve retornarei a estes mesmos textos e poderei constatar que o esforço foi recompensado.
Forte abraço e vamos em frente.
Walker Jorge.

Walker Jorge

Número de Mensagens : 1

Mensagem por Vitor Carreira de Jesus em Qua Set 12, 2018 9:08 am

Olá a todos.
Hoje já estou na metade do nível intermediário do curso e ainda me recordo com carinho do primeiro exercício, da fala de Laocoonte aos troianos, primeiro porque foi divertido fazer a leitura e, depois, porque a Guerra de Tróia sempre foi uma das histórias mais fascinantes para mim.
O curso está me entregando o que me prometeu. Coisas mesmo do português, que não aprendi com anos de escola, como as 10 classes gramaticais, finalmente vão se esclarecendo para mim conforme estudo a língua latina.
Aos colegas que sofrem para decifrar as coisas mais simples do latim, como em procurar uma palavra no dicionário, digo para não desanimarem e apenas seguir com firmeza o que o professor diz, como sei que já o fazem, porque é assim mesmo, as coisas vão melhorar.
Um abraço, Vitor.

Vitor Carreira de Jesus

Número de Mensagens : 13

Mensagem por marcio_saburi em Sex Nov 09, 2018 7:07 am

Irmãos, a paz.

Tenho 20 anos e, atualmente, moro em São Vicente, São Paulo. Não me recordo exatamente por qual meio vim a conhecer o trabalho do professor Rafael. No entanto, por ser católico e admirador do trabalho de homens como Olavo de Carvalho e Pe. Paulo Ricardo, além de ser um admirador natural do aprendizado de idiomas de modo geral, acredito que esse encontro já era propenso a acontecer.
Deus nos deu essa oportunidade certamente por algum motivo. Como o professor apontou na sua primeira aula, agora nós temos não somente a oportunidade de recuperar o tempo perdido, mas a responsabilidade de fazer com que outros possam vir a ter essa mesma oportunidade.

Ajudemo-nos uns aos outros!
Fiquem com Deus!
marcio_saburi

Número de Mensagens : 11
Nacionalidade : Brasileiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Permissão deste fórum: