Curso de Latim Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apresentações e impressões da primeira aula

+73
rafaelvicari
MYZIÁIRA VASCONCELOS
gabriellaflores
ALCEU
Maximus
marcio_saburi
Vitor Carreira de Jesus
Walker Jorge
CristianoSan
igorvmf
Mayco Sampaio
Paulo Alves
RafaelMatias
albert.ss
Ismael
Paulo Henrique
hquaglio
diego.onetta
henriquedalpont19
WilliamSouza
cyromadeu
Joefeson Inácio Romão
digolim
bin
Yuri Mayal
walthersantanna
margotcrescenti
jutay23@hotmail.com
Magno
delonix
Maurizio
Gereneto
Matheus Cabral Gonçalves
PedroGS
atripoli
Adi Neves Rocha
Rafael Vila
Michele
Vrinda Medina
Plcasprov
Renã Pozza
Jeanderson Oliveira
Cristiano Mora
João Pedro de M. Camargo
claudio a prado
Elpídio Mário D Fonseca
Rafael Falcón
Cláudio Santos
MARIA APARECIDA SPAGLIARE
Nasouzafilho
Tiago de Pauli
Diego Pessi
Magda Rita Duarte
Francisco Campos
André Klojda
Ricardo Henrique
DeAvila
Átila de Almeida
Maria Lucia Teixeira Lima
Mat
tiagocadedo
silviogrimaldo
GIOVANNI WANDERLEI
lilian
nneves
Gorgias
Edsel Pamplona Diebe
Ramiro
Filipe
Fabiano Rollim
Day Teixeira
Fabricio_Andrade
GabrielPapi
77 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por GabrielPapi Sáb maio 25, 2013 9:23 pm

Eae, pessoal! Como estão?
Criei esse tópico aqui pra interagirmos e compartilharmos nosso progresso nos estudos hehe

Antes de mais nada, por quê vocês estão aqui?
Como o Rafael mesmo citou, acredito que muitos tenham sido inspirados pelo Olavo a buscar o conhecimento de nossa própria cultura que nos é negado, ou pelo menos escondido na formação padrão do MEC.
Além disso, eu tenho um interesse especial pelos acesso à filosofia escolástica, canto gregoriano e quem sabe um dia assistir a uma missa tridentina e entender o que se passa hahaha

Estou começando completamente cru no latim e confesso que achei bastante complicado, principalmente por quê as palavras parecem não ter uma estrutura, pelo menos no que diz respeito a ordem em que aparecem nas frases.
Peguei pra fazer a tarefa de casa e to sofrendo aqui, buscando as palavras no dicionário e juntando os caquinhos pra tentar compreender hahah
GabrielPapi
GabrielPapi

Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 23/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Day Teixeira Dom maio 26, 2013 7:54 pm

Legal, Gabriel.

No meu caso, preciso aprender Latim porque faço mestrado em Filosofia, e estudo autores que escreveram suas obras nessa língua. Além do mais, sou casada com o professor que oferece o curso (haha), e até hoje não tinha parado para estudar a sério (sempre a falta de tempo).
Agora pretendo me dedicar pra valer ao curso. E também - e talvez principalmente - aprender Latim para ensinar aos meus filhos. Pois realmente acredito que é um conhecimento essencial para nossa educação.
Eu também sou aluna do Curso de Filosofia do professor Olavo. E como muitos, estou aqui tentando correr atrás do tempo perdido.
Day Teixeira
Day Teixeira
Admin

Número de Mensagens : 20
Data de inscrição : 08/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Fabricio_Andrade Seg maio 27, 2013 10:13 am

Prazer, Gabriel. Eu também quero conhecer a raiz das coisas! As transformações e os imprevistos se dão sem o nosso consentimento, né? Vamos cavar.
E prazer, Day. Você que mantém um site de homeschooling? É muito bom e indico a quem lê este fórum. Desconfio de que muitos começaram o curso para poder ralhar em latim com os filhos. (Haverá outra língua que lhes faça enxergar melhor a gravidade de se conversar no cinema?)
Eu estou aqui porque sei que, quando o meu currículo passar a exibir 'latim intermediário', em vez de 'latim básico', as portas do pujante mercado brasileiro se me abrirão, e eu o conhecerei, e ele a mim. Ok - do muito pouco que sei, digo que o negócio é mesmo formidável em lhe fazer pensar continuamente na estrutura das coisas; o tal espírito científico de que o prof. Napoleão falava. Mas eu quero aprender a língua, mesmo. É difícil não inculcar em si mesmo o sentimento de que, se você tem interesse no latim, você tem a responsabilidade de guardá-lo e a obrigação de transmiti-lo da melhor forma. Por fim, espero que o aprendizado me faça escrever direito em português. Deve ser mesmo ótima companhia ao exercício de imitação dos escritores, que o Olavo indica. (E o homem não erra nunca nas indicações, vocês sabem.)

Aos interessados no latim cantado, as gravadoras Naxos e Hyperion têm muita coisa boa. Gravações do Palestrina e do Tomás de Victoria, p.ex., podem ser compradas pela internet; nada muito caro. Se você tem a , do Carpeaux, pode fazer o exercício manjado (e fantástico) de ler os capítulos enquanto ouve as obras que ele cita.

Espero que este fórum seja ativo e atuante - em benefício do nosso aprendizado e em respeito ao professor, esse abnegado. Só de vez em quando poderei assistir às aulas ao vivo, mas virei sempre aqui. Pela minha experiência, parte do sucesso depende da nossa conversa: e, dado que somos poucos, que ao menos mantenhamos a discussão aquecida. Um abraço a todos. F.
Fabricio_Andrade
Fabricio_Andrade

Número de Mensagens : 37
Data de inscrição : 20/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Rafael Falcón Seg maio 27, 2013 10:59 am

Passo aqui para dar as boas-vindas a Gabriel, Fabricio e Day.

Agradeço-lhes e parabenizo-lhes a iniciativa de comunicar-se, e reitero que gostaria que todos os alunos usassem o fórum exatamente assim. Um abraço.
Rafael Falcón
Rafael Falcón
Admin

Número de Mensagens : 411
Data de inscrição : 18/01/2009

http://www.rafaelfalcon.net

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Day Teixeira Seg maio 27, 2013 1:54 pm

Fabricio, ri muito com seu post. Ralhar com os filhos em Latim é o que há! =)
O site de Homeschooling que estou ajudando a montar é este: http://homeschoolingbrasil.com/
Ainda está no início, mas meu sonho é que ali se concentre muito material para os pais brasileiros que aplicam o homeschooling aos seus filhos. Esse é um trabalho que precisa ser feito e poucos estão dispostos a fazer. Por isso a importância de melhorar a formação de nós, adultos, para poder ajudar nossos filhos. Vamos estudando e, com fé em Deus, em alguns anos teremos produzido um terreno fértil para a próxima geração!
Day Teixeira
Day Teixeira
Admin

Número de Mensagens : 20
Data de inscrição : 08/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Fabiano Rollim Seg maio 27, 2013 9:49 pm

Prezados,
Saudações a todos!

Meu interesse pelo latim vem de duas fontes: o professor Olavo, de quem também sou aluno no Curso Online de Filosofia, e o canto gregoriano, que pratico desde 2010, cantando na Missa Tridentina aos domingos em Niterói - RJ.

Já tinha conseguido chegar, não sem certo sofrimento, à lição 51 da Gramática Latina do professor Napoleão, mas já estava parado há um bom tempo quando surgiu a iniciativa do Rafael, a quem agradeço bastante.

O contato com outros que desejam as mesmas coisas e rejeitam as mesmas coisas há de nos animar a seguir adiante.

Abraços.
Fabiano Rollim
Fabiano Rollim

Número de Mensagens : 91
Idade : 53
Nacionalidade : Brasileiro
Data de inscrição : 20/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Filipe Seg maio 27, 2013 10:17 pm

Olá amigos,
Já alimentava o projeto de iniciar os estudos a bastante tempo, por tudo que já foi comentado pelo professor, acompanho o trabalho do Olavo, José Monir, e todos que possuem este viés para a verdadeira educação. Fiquei bastante frustrado quando me propus a iniciar os estudos pelo instituto Olavo de Carvalho, e logo houve um problema lá, e não pude iniciar os estudos.

Confesso que estou bem animado, principalmente por conta da metodologia proposta, me parece bem interessante. Tudo que tenho lido ultimamente tem tido referências ao Latim, aprender o mesmo vai aumentar minha compreensão, e quem sabe talvez conseguir todos os outros benefícios já citados, e sabido.

Tenho contato com o Latim na missa tridentina, assim como nas músicas litúrgicas. Meu interesse é aprender para expandir meus horizontes intelectuais, e quem sabe ter a oportunidade de "ensinar", ou pelo menos incentivar, o aprendizado através das aulas de catequese. Desejo sucesso a todos, e tenho certeza que será muito proveitoso poder ter a oportunidade desta convivência!! Abraços
Filipe
Filipe

Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Ramiro Qui maio 30, 2013 1:27 pm

Olá a todos,




obrigado pelas
mensagens anteriores e pelas apresentações.

Quero conhecer mais o
latim para ser capaz de ler obras importantes do pensamento que foram
escritas nessa língua. Pretendo também conhecer mais a nossa
própria língua com o estudo do latim.

Obrigado ao professor
pela iniciativa e espero que seja proveitoso a todos.

Ramiro

Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Edsel Pamplona Diebe Qui maio 30, 2013 3:25 pm

Olá,
Estudo latim, pois é meu instrumento de trabalho. Faço doutorado em filosofia e estudo um autor francês (Pedro Abelardo) que só escreveu em latim, pois viveu no século XII e essa era a língua imperante e obrigatória de toda produção científica.
Para além da utilidade, o latim me ajuda muito com o português e com o raciocínio lógico. Se não soubermos nos comunicar minimante na nossa própria língua.... então, a coisa está feia!
Bem, agradeço a oportunidade de participar desse grupo e pela troca de experiências. Já estudei latim de outras formas e não fui muito feliz. Confesso aqui que tenho muitas lacunas e deficiências.
Quantas vezes forem precisos, eu vou tentar!!!! Errando é que se aprende, não é mesmo?

Edsel Pamplona Diebe

Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Elpídio Mário D Fonseca Sex maio 31, 2013 10:39 am

Prezados Day, Prof. Gabriel, Fabrício, Fabiano, e Filipe,

Creio que sou o decano neste curso (em breve,se Deus me der saúde, completo 47 anos Very Happy), mas se Machado de Assis, pouco antes de morrer, começara a aprender grego, tenho um ótimo precedente para inspirar-me.

Também sou aluno do Curso Online de Filosofia do Professor Olavo de Carvalho, e parabenizo essa jovem geração de que vocês fazem parte, a qual me dá esperanças de que nem tudo está perdido.

Professor Rafael, é inestimável o bem que o senhor está fazendo, ao lançar este curso.

Como lhe disse em comunicação pessoal, estudei latim de 1984 a 1989, mas até então nunca mergulhara num texto da forma como o senhor nos fez fazer na última aula: com calma, sem medo, e acostumando-nos desde o início com aquele que será o nosso escopo: ler e entender um texto latino completo, e não apenas frases soltas.

Espero que, finalmente, eu possa ler e compreender a literatura latina no original.

Agradeço-lhe de coração e desejo muito sucesso, ao senhor e a meus colegas e que Deus os abençoe.

Abraço,

Elpídio
Elpídio Mário D Fonseca
Elpídio Mário D Fonseca

Número de Mensagens : 390
Idade : 57
Nacionalidade : brasileiro
Data de inscrição : 20/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Gorgias Sáb Jun 01, 2013 2:36 pm

Desejo aprender o latim, pois tenho interesse em fazer Mestrado em filosofia antiga onde o conhecimento do latim e do grego é fundamental.
Gorgias
Gorgias

Número de Mensagens : 1
Idade : 47
Nacionalidade : Brasileiro
Data de inscrição : 23/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por nneves Dom Jun 02, 2013 8:33 am

Professor e colegas de curso.

Como já citado pela maioria, o Olavo de Carvalho é ponto chave na questão da educação; auto-educação(curso que adquiri do mesmo).

Estudei em escola pública em toda minha vida(interior de Goiás).
Entrei em universidade pública também(UnB).

Auto-educação pressupõe suplantar diversas barreiras e deficiências que fomos adquirindo no decorrer de nossas vidas. O ensino brasileiro é péssimo e, quanto mais vamos estudando, mais percebemos esse abismo em que nos metemos.


nneves

Número de Mensagens : 1
Nacionalidade : Brasileira
Data de inscrição : 23/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por lilian Seg Jun 03, 2013 11:55 pm

Olá a todos,

Ao contrário da maioria, não tenho formação específica em latim ou Filosofia, mas por ser amante de História Antiga, especialmente com profundo interesse no mundo latino antigo (greco-romano e, ousaria dizer, romano-ptolomaico com a ligação egípcia por Cleópatra VII, a mais famosa Cleópatra), sempre fui fascinada em aprender o latim e ser capaz ler textos e monumentos em minhas viagens. Talvez também pela minha formação em Direito, além de Relações Internacionais, que me levou a um primeiro contato, de fato, com a língua. Do ponto de vista histórico e das próprias relações internacionais, a PAX ROMANA mudou, inegavelmente, a configuração geopolítica e econômica do mundo antigo, deixando um legado incomensurável e contemporâneo, que lastreia cada aspecto de nossa vida cotidiana. Posto isso, o latim é o que há para resgatarmos essas raízes e conhecermos verdadeiramente nossa identidade na civilização atual.

Abraços,
Lilian.
lilian
lilian

Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por GIOVANNI WANDERLEI Qui Jun 20, 2013 10:00 pm

Olá!!!!

Achei a aula bastante interessante, eu já tinha estudado latim quando estudei filosofia no seminário, mas pelo pouco uso e as preocupações com outros estudos acabei me esquecendo. A primeira impressão é que este curso me ajudará lembrar de tudo que
 esqueci e assim poder ler obras de tantos autores cristãos no original. Um abraço a todos, ao Rafael Falcon meus parabéns pelo trabalho!!!!

GIOVANNI WANDERLEI

Número de Mensagens : 1
Idade : 44
Nacionalidade : BRASILEIRO
Data de inscrição : 18/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por silviogrimaldo Seg Jul 22, 2013 9:53 am

Gostei muito do método da aula. Depois de ter estudado, sem sucesso, latim por uma porção de métodos famosos e alguns mais obscuros, sempre sozinho, encontrei no Rafael e seu método o que sempre procurei: um curso de latim baseado na leitura de textos. 
Também sou aluno do Olavo e procuro no estudo do latim o aperfeiçoamento pessoal. Meus interesses, com a língua latina, são a liturgia tradicional da Igreja, a Vulgata Latina, Santo Tomás. E talvez por isso a minha impaciência com os métodos tradicionais de latim, pois são muito voltados para a cultura romana e todo aquele papo de senhores, escravos, poetas, nautas, espadas, elmos, morcegos, etc.

silviogrimaldo

Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/05/2013

http://www.seminariodefilosofia.org

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por silviogrimaldo Seg Jul 22, 2013 10:02 am

Ah, e queria dizer também que essa caneca do Fabiano é muito legal.

silviogrimaldo

Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/05/2013

http://www.seminariodefilosofia.org

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Fabiano Rollim Seg Jul 22, 2013 12:09 pm

Olá, Silvio! Bem-vindo ao curso!
Fabiano Rollim
Fabiano Rollim

Número de Mensagens : 91
Idade : 53
Nacionalidade : Brasileiro
Data de inscrição : 20/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Elpídio Mário D Fonseca Seg Jul 22, 2013 12:11 pm

Caro Sílvio,

Sê bem-vindo!

Subscrevo as palavras que publicaste no facebook.

Abraço
Elpídio Mário D Fonseca
Elpídio Mário D Fonseca

Número de Mensagens : 390
Idade : 57
Nacionalidade : brasileiro
Data de inscrição : 20/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Olá!

Mensagem por tiagocadedo Qua Out 23, 2013 7:51 pm

Caros,

Sou leigo e estudo teologia na Faculdade de São Bento de São Paulo. O latim é para mim, portanto, uma língua óbvia!

Gostei do método do Rafael, e parece que dará frutos. Já assisti a primeira aula e, embora tenha sentido certa dificuldade no exercício de tradução proposto, estou confiante na minha capacidade de acompanhar as aulas.

Um abraço a todos,

Tiago Cadedo

tiagocadedo

Número de Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Mat Sáb Fev 01, 2014 10:35 pm

Olá, sou novo aqui no curso e a impressão que tenho é que estou começando muito tarde, mas antes tarde que nunca. Fiquei sabendo da existência do Falcón através do Facebook e, desde que fiquei sabendo que ele ensinava Latim em um curso pela Internet, não tirava da minha cabeça a possibilidade de começar a estudar essa língua. Gostei muito do método. Achei de uma ousadia espetacular solicitar uma tradução de Virgílio como primeiro exercício na primeira aula do nível básico (só achei que o Rafael poderia ter sido um pouco mais generoso na composição do glossário rs). Espero continuar até o fim do curso!

Abraço!
Mat
Mat

Número de Mensagens : 3
Idade : 33
Data de inscrição : 29/01/2014

Diego da Silva Ferreira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Maria Lucia Teixeira Lima Sex Fev 07, 2014 12:45 pm

Olá a todos,
Gostei muito da primeira aula.Estudei latim no ensino fundamental(Colégio Pedro II) , porém foi como o professor Rafael explicou  , por tópicos e não me lembro de nada.É uma experiência muito boa começar já lendo Virgílio,apesar da dificuldade.Também sou aluna do Seminário de Filosofia do Professor Olavo de Carvalho.Estou em busca do tempo perdido.
Abraços,
Maria Lucia Teixeira Lima
Maria Lucia Teixeira Lima

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/01/2014

Diego da Silva Ferreira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Átila de Almeida Ter Fev 18, 2014 5:19 pm

Saudações a todos,

Soube por acaso que havia o curso de latim online e resolvi tentar. Faço doutorado em História Medieval e estou convencido da necessidade de aprender a ler em latim. Estou realmente impressionado com a primeira aula do professor Rafael e acredito fortemente que dará bons frutos. Rafael, sua metodologia é simplesmente a melhor, sem sombra de dúvidas. Parabéns pelo esforço de produzir e ministrar estas aulas.

Átila de Almeida

Número de Mensagens : 19
Data de inscrição : 18/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por DeAvila Ter Mar 04, 2014 2:07 pm

Olá a todos!

Entrei no Seminário de Filosofia há dois anos e iniciei o estudo da Gramática Latina, do Napoleão. Quando soube da iniciativa do Prof. Rafael fiquei muito feliz por vislumbrar a possibilidade de avançar na compreensão da língua latina. Minha formação é em Matemática e Economia e estudo Filosofia por uma vocação até há pouco desconhecida mas que, a cada dia, mostra-se mais e mais indispensável para mim!

Abraços,

Christian
DeAvila
DeAvila

Número de Mensagens : 1
Idade : 48
Data de inscrição : 14/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Ricardo Henrique Sex Mar 21, 2014 1:12 pm

Olá!

Eu fiquei sabendo do curso faz seis meses. Tive vontade de entrar, mas estava com orçamento comprometido. Comecei esta semana e me deparei com uma lição de vida na segunda aula.

Obrigado, Rafael, por repartir seu conhecimento.

Ricardo
Ricardo Henrique
Ricardo Henrique

Número de Mensagens : 6
Data de inscrição : 18/03/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Rafael Falcón Sex Mar 21, 2014 2:29 pm

A honra é minha, Ricardo. Obrigado mesmo pelo seu feedback!
Rafael Falcón
Rafael Falcón
Admin

Número de Mensagens : 411
Data de inscrição : 18/01/2009

http://www.rafaelfalcon.net

Ir para o topo Ir para baixo

Apresentações e impressões da primeira aula Empty Re: Apresentações e impressões da primeira aula

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos